quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Estudando Salmos

QUEM NUNCA LEU SALMOS ???



E o que vc acha de estudar alguns versículos que são importantíssimos para nossa vida secular...

VAMOS APRENDER JUNTOS ???

Salmos 50 - 57Estes Salmos tratam de diversos assuntos, mas todos falam de um ou mais aspectos da relação entre Deus e os homens. Deus e os fiéis. Deus e os ímpios. Deus e o pecador arrependido. É Deus quem merece a honra e a adoração e o homem quem precisa da ajuda divina para se alinhar com a vontade do seu Criador. Especialmente digno de atenção é o Salmo 51, em que Davi expressa seu arrependimento depois de pecar contra o Senhor.
Salmo 50 A Adoração que Agrada a Deus


1-6 Antes de falar sobre o tipo de adoração que Deus quer, Asafe frisa o ponto principal: a adoração é dada ao próprio Senhor, o Poderoso
7-13 Deus não precisa de sacrifícios, pois tudo já pertence a ele
14-15 O que ele quer é a gratidão e a obediência de homens que confiam nele (veja 1 Samuel 15:22-23)
16-22 Ele não tem prazer nas palavras do ímpio, quem adora com os lábios e não com o coração (veja Mateus 15:7-9). O perverso:
Rejeita a correção que vem da palavra de Deus (17)
Acha prazer e se torna cúmplice do pecado dos outros (18)
Usa a língua para maltratar outros (19-20)
Acha-se igual a Deus (21)

Esquece de Deus (22)

23 Deus quer a gratidão e a obediência do homem


Salmo 51 O Arrependimento de Davi
Antes de estudar este Salmo, leia a história do pecado de Davi com Bate-Seba (2 Samuel 11-12). Neste Salmo, Davi mostra seu arrependimento e procura voltar à comunhão com Deus
1-2 Davi pede perdão, apelando à benignidade e à misericórdia de Deus
3-6 Ele reconhece o seu pecado contra Deus, e sente-se muito longe do Senhor. Embora o pecado dele tenha atingido muitas outras pessoas, este Salmo se trata do problema maior: o rompimento da comunhão com Deus (4). Deus agiria de uma maneira totalmente justa se castigasse Davi com a morte merecida (veja 2 Samuel 12:13). Alguns usam o versículo 5 para defender a doutrina de pecado “original” ou “herdado”, mas o ponto de Davi é outro. Este Salmo fala de pecado cometido por ele, e a descrição no versículo 5 enfatiza a distância entre o pecador e o seu Deus. Ele se sentiu tão longe de Deus que foi como se nunca o conhecesse

7-12 Davi pede purificação e renovação. O que ele precisou – e todo pecador precisa – foi de um coração novo, purificado e restaurado por Deus. Faremos bem lembrando que o pecador precisa de mais do que o perdão legal; necessita-se de um coração curado por Deus (veja 41:4)
13-15 Uma vez perdoado, Davi ensinaria aos outros o caminho do Senhor e louvaria a Deus. Obs.: O pecado impede o louvor e o evangelismo. Quando as nossas transgressões interrompem a comunhão com Deus, perdemos a vontade e a força para divulgar a palavra e para adorar ao Senhor. Desta maneira, todos perdem: a pessoa que volta ao pecado perde a sua comunhão com Deus, os pecadores ao seu redor perdem a oportunidade de ouvir sobre a salvação, e Deus não recebe o louvor que ele merece
16-19 Deus não quer apenas sacrifícios e holocaustos. Ele quer o espírito quebrantado e o coração contrito. De pessoas que manifestam essas atitudes, ele aceitará o louvor e manterá comunhão com elas (veja 50:7-13)
Salmo 52 A Condenação de um Homem Poderoso


O título relaciona este Salmo à época em que Davi fugia de Saul e pediu ajuda ao sacerdote em Nobe. Doegue, um pastor edomita, falou para Saul da visita de Davi em Nobe, e Saul mandou que o edomita matasse 85 sacerdotes. Para melhor entender este Salmo de Davi, leia primeiro 1 Samuel 21:1-9; 22:6-23.
1-4 Em contraste com a eterna bondade de Deus, o perverso confia em destruição, engano e maldade
5-7 Deus destruirá o homem que confia nos seus bens, assim dando vitória aos justos
8-9 Davi confiava na misericórdia e na bondade de Deus
Salmo 53 A Insensatez da Incredulidade
Este Salmo é quase idêntico ao Salmo 14
1 Negar a existência de Deus é uma decisão insensata que leva a prática de coisas inconvenientes
2-3 Deus olha do céu e vê a injustiça geral dos homens
4 Será que os pecadores não entendem que a sua maldade terá conseqüências? O problema é que eles não invocam o Senhor
5 Deus castiga e espalha os perversos

6 Davi fala do seu desejo, até da sua ansiedade, de ver a salvação que vem de Deus
Salmo 54 Davi Pede Livramento dos seus Perseguidores
O título deste Salmo se refere à ajuda que os zifeus deram a Saul quando este procurava Davi. Leia 1 Samuel 23:14-29 e 26:1-16

1-3 Davi apela a Deus por livramento dos perseguidores, homens violentos que não respeitavam a Deus

4-5 O mesmo Deus que sustenta a vida do justo também castiga os ímpios. O caráter de Deus – especificamente a sua santidade, justiça e fidelidade – exige a distinção entre os que praticam o bem e aqueles que praticam o mal. Deus, necessariamente, sustenta a vida dos fiéis e destrói os perversos
6-7 Salvo dos seus inimigos, Davi adora a Deus

Salmo 55 Davi Pede Justiça Contra os Traidores e Perseguidores


1-5 Davi sentiu muito medo por causa dos seus perseguidores, e perplexidade enquanto esperava a resposta de Deus
6-8 Se tivesse asas, ele fugiria para um lugar seguro e protegido dos tumultos e ventos tempestuosos
9-11 Ele pediu a justiça de Deus contra os malfeitores que praticavam a perversidade em toda parte da cidade
12-14 A parte mais difícil para Davi foi o fato de ser traído por um amigo íntimo que andava e até louvava a Deus com ele
15 Este versículo continua a descrição da violência na cidade (veja 9-11)
16-18 Davi procura a sua ajuda em Deus, invocando o Senhor o dia todo
19-21 Ele confia em Deus para castigar os perversos não arrependidos, que usam palavras brandas para enganar e esconder a sua malícia
22-23 Ele afirma novamente a sua confiança no Deus justo, que protege o justo e destrói o homem violento e fraudulento


Salmo 56 Davi Confia em Deus para o Livramento das Mãos dos Filisteus


Quando Davi fugia de Saul e chegou até Gate, ele temeu os filisteus. Este Salmo reflete a sua confiança em Deus naquela situação. Leia a história em 1 Samuel 21:10-15

1-4 Davi pede a proteção de Deus contra os seus muitos inimigos. O refrão do versículo 4 é quase igual ao dos versículos 10 e 11. Romanos 8:31 mostra a mesma confiança em Deus
5-7 Ele viu os inimigos tramando a sua morte, e pediu a justiça de Deus
8-11 Deus se compadece do sofredor e o protege da tribulação

12-13 Davi promete cumprir os seus votos a Deus, porque este o salvou


Salmo 57 Deus Envia a Sua Misericórdia e a Sua Fidelidade

Quando fugia de Saul, Davi se escondeu na caverna de Adulão em Moabe (1 Samuel 22:1-2) e, em outra ocasião, numa caverna no deserto de En-Gedi, no território de Judá (1 Samuel 23:29 - 24:22). Em um desses momentos, ou em outra ocasião semelhante, Davi escreveu este Salmo. Duas palavras são repetidas como base da confiança de Davi em Deus: misericórdia e fidelidade
1-5 Davi pede ajuda a Deus, confiando na misericórdia do Senhor (1). Ele espera a ajuda divina para se livrar dos seus inimigos (1-4). A primeira estrofe se encerra com o refrão de louvor no versículo 5
6-11 Os inimigos prepararam uma cova para Davi, mas eles mesmos caíram nela (6). Veja o relato de 1 Samuel 24, quando a situação foi invertida e Davi teve oportunidade de matar Saul. Davi confirmou a sua confiança no Senhor e o adorou (7-10). Esta estrofe termina com o mesmo refrão da primeira

Um comentário:

  1. Irmão Jonathan

    Passei para retribuir a visita e dar graças a Deus pelo seu Blog. Agora meu irmão subiu um maravilhoso degrau, além de leitor se tornou um publicador abençoado de conteúdo cristão.

    Parabéns pelo Mininistério do Louvor.


    Do irmão em Cristo,


    João Batista Cruzué


    .

    ResponderExcluir

Seja Bem - Vindo ao meu Blog!

Aqui você pode anexar o seu comentário !

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ COMENTEM !

E deixe o endereço de seu blog, ou site, caso você tenha para que eu possa visitá-lo, E LHE RETRIBUIR.

E dê uma olhadinha também nas postagens antigas caso você se interesse e comentem ...

Dê uma olhadinha também nas enquetes e Votem .

MUITO OBRIGADO POR FAZER UM BLOGUEIRO FELIZ ...

VOLTE SEMPRE, VOCÊ SERÁ BEM-VINDO !